Imprensa Oficial conquista certificação ISO e tem maior superávit de sua história


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O Departamento de Imprensa Oficial do Estado (Dioe) conquistou a certificação ISO 9001:2008. Foto: Dioe

O Departamento de Imprensa Oficial do Estado (Dioe) conquistou a certificação ISO 9001:2008. Profissionais do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), órgão certificador credenciado pelo Inmetro, concluíram o processo de auditoria e enviaram o parecer final, na semana passada. 

Para o presidente do Dioe, Eviton Henrique Machado, o trabalho para a implementação da ISO garantiu a melhoria dos serviços da instituição. “Envolvemos todos nossos funcionários em uma política de gestão da qualidade. O resultado foi maior produção, com maior qualidade e a um preço mais baixo”, afirmou. 

Desde o fim de 2008, a Imprensa Oficial criou e implementou sistema de gestão de qualidade interno, baseado na norma ISO 9001, adequou diversos processos e capacitou os funcionários. O resultado apareceu no ano passado, quando o departamento registrou o maior superávit da sua história, de mais de R$ 16 milhões. 

Além da ISO, outras medidas contribuíram para que a Imprensa Oficial obtivesse esse resultado, se acordo com o diretor-financeiro do órgão, Geraldo Serathiuk. “Acabamos com a terceirização dos serviços gráficos e passamos a fazer aquisições de produtos e serviços através da Secretaria da Administração, além disso, foi desenvolvido, pela Celepar, um software exclusivo para publicação dos diários”, relatou. 

A coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade, Raquel Pena, informa que diversas medidas contribuíram com redução de custos. “Foram criados diversos controles para reduzir desperdícios e aumentar a eficiência, além de implementadas diversas melhorias no ambiente de trabalho”, afirma. 

O diretor-presidente adiantou ainda que a Imprensa Oficial comprará novos equipamentos gráficos e fará concurso público para completar o quadro atual, uma vez que muitos servidores estão se aposentando. 

NORMA - A ISO 9001 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade das organizações, focada na melhoria contínua dos processos e visa às práticas que devem ser adotadas por uma empresa para atender plenamente os requisitos de satisfação do cliente. A norma é aplicável a qualquer produto, a qualquer tipo de serviço e a qualquer tamanho da organização seja na esfera pública ou privada.
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