Turistas e veranistas injetam mais de R$ 1 bilhão no comércio do Litoral



O litoral paranaense recebeu mais de 3 milhões de turistas nesta temporada. Mesmo com números inferiores aos do ano passado, que registraram aproximadamente 4 milhões de visitantes, a Associação de Hotéis, Restaurantes, Casas Noturnas e Similares do Litoral (Asindilitoral) ficou satisfeita com o movimento de turistas e os negócios feitos pelos empresários do setor.

“Os turistas deixaram mais de R$ 1 bilhão na economia dos sete municípios litorâneos nesses 60 dias de temporada. Apesar das chuvas de janeiro, registramos a presença de muitos visitantes de última hora”, contou José Carlos Chicarelli, presidente do Asindilitoral.

De acordo com Chicarelli, no feriado do Carnaval, cerca de 1 milhão de foliões passaram pelo litoral paranaense e as ocupações dos hotéis e pousadas ficaram em torno de 85%. “As altas temperaturas e o tempo bom levantaram as vendas em bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques e para vendedores ambulantes. A esperança é que os turistas estiquem o feriado até o próximo domingo (21).”

TRABALHO – “A retomada e valorização do litoral paranaense tem muito a ver com os investimentos do Governo do Paraná, que priorizou, nos últimos sete anos, a segurança e o lazer dos moradores e turistas, buscando a qualidade e profissionalização do comércio e do turismo”, afirmou Chicarelli.

Com a operação Viva o Verão, o Governo do Paraná garantiu o policiamento e o serviço de guarda-vidas nas praias, realizou blitze ambientais, monitoramento para verificar a qualidade da água, fiscalização de ligações irregulares de esgoto, fiscalização ambiental e coleta de lixo além das ações socioeducativas e fiscalização do transporte de passageiros.

A operação também incluiu atividades de lazer, esporte e cultura para os veranistas de todas as faixas etárias. A Secretaria de Turismo, em parceria com as prefeituras dos municípios litorâneos, elaborou panfletos com as informações dos principais atrativos e roteiros turísticos da região. “Nosso principal desafio agora é inserir o litoral paranaense em pacotes turísticos de operadoras nacionais”, ressaltou Chicarelli.
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