Profissão Repórter


Repórter é um tipo de jornalista que pesquisa a informação apresentada em diversos tipos de meios de comunicação. 
Dia 16 de fevereiro é dedicado como Dia do Repórter. 
No Estado de Mato Grosso foi estabelecido o dia 31 de outubro como Dia do Repórter Político 
Carreira: 
Os repórteres que trabalham para os principais meios de comunicação ocidentais têm geralmente o grau universitário. Na maioria dos países - principalmente na Europa - isso é uma exigência, pois entendem-se que a informação é preciosa demais para ser manuseada por aqueles sem um estudo mais elaborado sobre as ciências da comunicação.


Reportagem:
A reportagem é um gênero jornalístico baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva testemunha de ações espontâneas, relata histórias em palavras, imagens e sons. 
O repórter pode valer-se também de fontes secundárias (documentos, livros, almanaques, relatórios, recenseamentos, etc.) ou servir-se de material enviado por órgãos especializados em transformar fatos em notícias (como as agências de notícias e as assessorias de imprensa).


Repórteres setoristas:
Em diversas editorias do jornalismo diário (assim como em rádio, TV e internet), é comum a figura do repórter setorista, ou seja, especializado em cobrir um determinado assunto ou instituição. 
Na editoria de Geral, por exemplo, existem os setoristas de polícia, saúde, transportes, serviços públicos, do Instituto Médico Legal, etc.. Em Política, há os setoristas do palácio do governo, do parlamento, de cada ministério ou secretaria, entre outros. Já na Economia, trabalham setoristas de mercado financeiro, do Banco Central, de petróleo, de construção civil, e similar. 
Na reportagem é concedido ao autor a possibilidade do mesmo expressar sua opinião, diferente do texto editorial. Uma reportagem é uma notícia mais aprofundada, que pode conter opiniões de terceiros.


Entrevista:
A entrevista é faz parte da notícia ou reportagem, que visa principalmente entender as opiniões do entrevistado. Na entrevista, podemos encontrar dois componentes principais: O entrevistador, o que faz as perguntas; O entrevistado, que as responde.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!