Por uma Nova Política * Gleisi Hoffmann

“Só é rico o país que descobre que o povo é sua maior riqueza”. Presidente Lula.



Transferência para uns, ganhos para todos
Estudo publicado pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, órgão do Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Governo Federal, mostra que programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, favorecem também as pessoas que não recebem o benefício. Segundo o pesquisador Christian Lehmann, o benefício indireto se deve ao aumento de demanda de bens e serviços por aqueles que ganham o Bolsa Família. Isso acaba gerando um ciclo de melhorias na educação, consumo de bens e alimentos e saúde na região em que residem os beneficiados.
 
Circulação de armas preocupa
O Brasil já fez a campanha pelo desarmamento, mas a circulação de armas de fogo ainda existe fortemente nas grandes cidades. Mesmo após seis anos do Estatuto do Desarmamento entrar em vigor, dados revelam que ainda existem oito milhões de armas de fogo sob domínio da população e forças de segurança brasileira. Esse resultado foi divulgado na última semana no levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz que observou os anos de 2008 e 2009. De acordo com o estudo, 70% dos homicídios são cometidos com armas de fogo. A pesquisa também revela que há tendência de queda no porte e na compra de novas armas. Por isso precisamos continuar a campanha de desarmamento, assim como também não estimular crianças a usarem armas de brinquedos que, na minha opinião, deveriam ser proibidas.
 
Fim da multa ao Paraná
Na última quarta-feira (28), o Paraná recebeu uma bela notícia: O Senado Federal aprovou resolução que extinguiu a multa do Banestado. A cooperação de lideranças políticas de diferentes partidos, sob o comando do governador Orlando Pessutti, e o respaldo do governo federal, resultou no apoio dos senadores presentes e a multa de cerca de R$ 6 milhões mensais foi cancelada. A multa era cobrada por conta da aquisição de títulos podres na época da privatização do Banestado, em 2000. A multa já paga, no valor de R$ 260 milhões, deve abater o saldo da dívida do Estado. Essa notícia é importante para o povo paranaense, que terá mais recursos para investimentos locais.
Gleisi Hoffmann é advogada e integra o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Contatos: contato@gleisi.com.br
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!