Primeira-dama recebe comitiva polonesa em Curitiba

A primeira-dama Regina Pessuti recebeu em nome do Governo do Paraná uma comitiva polonesa chefiada pelo vice-governador da província de Wielkopolska, Leszek Wojtasiak. O grupo está no Paraná em busca de parcerias em ciência, tecnologia, ensino superior e negócios. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (2), na Associação Comercial do Paraná.

“Estamos recebendo os poloneses com o desejo de que a troca de informações entre nossos governos e entidades ligadas ao comércio possa ser cada vez mais incrementada, possibilitando o desenvolvimento mútuo das regiões e dos povos”, disse Regina.

Esta é a quinta vez que a comitiva visita o Paraná. Empresários das áreas de tecnologia da informação, biotecnologia, plástico, construção civil, entre outras, participaram da reunião. “Apreciamos a possibilidade de formar parcerias com o Paraná e agradecemos a atenção concedida pelo Governo do Estado para que nossos objetivos sejam atingidos da melhor forma possível”, falou Wojtasiak.

A Polônia é um importante parceiro comercial do Paraná. Além dos convênios já firmados entre os dois países nas áreas de conhecimento e negócios, o país europeu importa óleo de soja, café e painéis de madeira do estado.

O Paraná, por sua vez, é o segundo estado brasileiro em volume de importação de produtos poloneses. “Esperamos que essa parceria cresça cada vez mais e se estenda para todos os setores”, comentou a primeira-dama.

Durante o encontro, Regina fez referência à contribuição dos poloneses e descendentes para a construção e o fortalecimento da economia e da cultura paranaense.

“A presença da comunidade polonesa é muito significativa em diversas áreas do Paraná. Essa comitiva vem conhecer a realidade do nosso estado, que é o que apresenta o mais expressivo contingente de imigrantes”, comentou um dos vice-presidentes da ACP, Odone Fortes Martins.

Participaram da reunião a diretora do departamento de economia da província de Wielkopolska, Beata Lozinska, a cônsul geral da Polônia, Dorota Barys, o ex-presidente da ACP, Marcos Domakoski, e o secretário de relações internacionais do Governo do Paraná, Domingues Portillo Filho, entre outras autoridades.

POLÔNIA – O governador Orlando Pessuti, acompanhado da primeira-dama e de secretários de Estado, visitará a província de Wielkopolska para intensificar os acordos de parceria e apresentar oportunidades de transferência e absorção de tecnologia.

Ainda em setembro, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado, e o técnico de coordenação de energias renováveis da Copel, Dario Schultz, representarão o Paraná no The World Innovation Days, feira de disseminação e aumento da consciência pública sobre a inovação, que será realizada na Polônia.

“Iremos abordar temas referentes à gestão de recursos hídricos, energias renováveis e sustentáveis, resíduos sólidos e industriais e à conservação da biodiversidade. Essa troca de experiências é de extrema importância para o estado”, contou Callado.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!