Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta sinfonia de Bruckner

Uma das mais importantes obras do
compositor austríaco Anton Bruckner,
 a “Sinfonia Nº. 4 em Mi bemol maior”,
conhecida como “Romântica”, será apresentada
no concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
 nesta quarta-feira (8), às 20h, no Guairão
 (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto).
Uma das mais importantes obras do compositor austríaco Anton Bruckner, a “Sinfonia Nº. 4 em Mi bemol maior”, conhecida como “Romântica”, será apresentada no concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná nesta quarta-feira (8), às 20h, no Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto).

O maestro Osvaldo Ferreira explica que devido às características e dimensão da música, que tem duração de mais de 1 hora, ela é sempre apresentada sozinha. “Essa obra é fisicamente exigente. Os instrumentistas de sopros e cordas devem estar muito bem preparados porque a execução exige deles um grande esforço físico”, diz o regente.

Segundo ele, a obra possui seis versões. A original foi escrita em 1874 e dedicada ao príncipe Constantin de Hohenlohe. Porém, ficou desconhecida até 1975 quando foi publicada pela editora Nowak. 
O título “Romântica” foi usado pelo próprio compositor, no entanto não se refere ao amor romântico, mas sim ao amor espiritual. Bruckner tinha como principal inspiração a religião.

Ele criou o gênero da missa sinfonia, empregando todos os recursos da arte sinfônica e da orquestra moderna. Deixou de lado os gêneros tipicamente românticos como o Lied, Poema Sinfônico, da ópera e da música de câmara.

Suas composições espantavam o público, os editores e até os intérpretes. Suas missas são obras modernas, mas inspiradas por mentalidade barroca e fé humilde.



Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Dia: 8 (quarta-feira).

Horário: 20h.

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão.

Regência: maestro Osvaldo Ferreira.

Repertório: “Sinfonia Nº.4 em Mi bemol maior”( Romântica), de Anton Bruckner.

Ingressos: R$ 20,00. Desconto de 50% para portadores do Cartão Teatro Guaíra.

Ensaios: dia 7 (terça), no Guairão, das 09h às 12h.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!