Casa Andrade Muricy abre duas exposições nesta quinta-feira

Casa Andrade Muric. 
A Casa Andrade Muricy (CAM) recebe duas novas exposições a partir desta quinta-feira (14). “Direitos Humanos, imagens do Brasil” e a coletiva de André Rigatti, Dach e Laerte Ramos. As mostras ficam abertas até 28 de agosto, com entrada franca.

A primeira, com 60 imagens jornalísticas marcantes e inéditas que revelam a história da luta pela conquista dos direitos humanos no Brasil, tem curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni.

Inaugurada em 10 de dezembro de 2010 - Dia Internacional da Luta pelos Direitos Humanos - em Belo Horizonte, a mostra é fruto do livro homônimo lançado na mesma ocasião, com apresentação do então ministro da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi.

De acordo com Vannuchi, tanto a mostra quanto o livro buscam “fortalecer o chamado direito à memória e à verdade, seja no Brasil ou em países vizinhos que viveram, como nós, entre os anos 1960 e 1980, graves interrupções da vida institucional, com a instalação de ditaduras mantidas à custa do terror de Estado, da censura e da intolerância”.

Linhas, cerâmica e vídeo – A coletiva inédita de André Rigatti, Dach e Laerte Ramos não segue uma temática específica, apesar de apresentar pontos em comum que poderão ser percebidos no decorrer da exposição. A ideia é apresentar o que faz parte da história de cada um, sem se limitar a um único tema. Em conjunto, os expositores optaram por não escolher um título para a mostra. “O intuito é fixar a identidade do artista, por isso resolvemos deixar os próprios nomes”, comenta Rigatti.

Os desenhos de Rigatti, feitos em colagem sobre papel, destacam-se apenas por uma sutil diferença de textura e espessura. São linhas brancas aplicadas sobre o fundo branco, com poucos fragmentos de cores. As suaves linhas de vinil descrevem percursos, ocupam o espaço, demarcam territórios, experimentam cartografias. São dez trabalhos produzidos entre 2007 e 2010.

Idealizada por Dach, Re-existência é formada por uma instalação de vídeos com projeções em tamanho real, em que diferentes personagens vão emergindo na terra. Segundo o artista, “trata-se de uma tentativa de trazer à tona o resgate de si próprio em uma situação ou a busca pelo renascer contínuo”. Os vídeos, montados em fotossequência, foram produzidos em diferentes cidades do Sul do Brasil, passando pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste ano.

Já o projeto Antiderrapante, produzido no período de 2010 e 2011 por Laerte Ramos, utiliza uma técnica completamente diferente que beira o hiper-realismo. Ele apresenta uma instalação com cerâmicas expostas pelo chão que instiga a percepção do espectador, já que, convencionalmente, o material utilizado é comum a todos, em peças como azulejos, vasos sanitários, xícaras e utilitários.

Serviço: abertura das exposições “Direitos Humanos, imagens do Brasil” e a coletiva de André Rigatti, Dach e Laerte Ramos
Data: quinta-feira, dia 14
Horário: 17h30
Local: Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915. Centro – Curitiba).
Horários de visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábado e domingo, das 10 às 16 horas.
Período: até dia 28 de agosto.
Agendamento para visitas mediadas: (41) 3321 4735
Entrada franca










Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!