Cultura e Arte Popular


Com apoio do MinC, Museu Casa do Pontal realizará seminário na próxima semana, no Rio de Janeiro



Nos dias 22 de novembro e 2 de dezembro, o Museu Casa do Pontal realizará a 9ª edição dos Seminários Temáticos de Arte e Cultura Popular, com o tema ‘Cultura e Arte Popular no Estado do Rio de Janeiro’. O evento tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A iniciativa é resultado de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro e privilegiará questões relacionadas ao universo da arte e da cultura popular fluminense. As inscrições estarão abertas até o dia 21 e o número de vagas está limitado a 80 pessoas por dia.


Durante o seminário serão realizadas palestras, abertas ao público em geral, e oficinas culturais direcionadas a educadores e gestores socioculturais, além de uma visita comentada ao acervo do Museu. As palestras serão ministradas pelo antropólogo Daniel Bitter, professor da Universidade Federal Fluminense e integrante da Associação Cultural Caburé; pelo artista Manoel Batista; e pela psicóloga e atriz Numa Ciro, doutora em Ciência da Literatura e coordenadora da Universidade das Quebradas, um projeto itinerante também coordenado pela professora Heloísa Buarque de Hollanda.

A antropóloga e diretora do Museu Casa do Pontal, Ângela Mascelani, será a responsável pela visita ao acervo do Museu e abordará mais especificamente a obra do artista fluminense Adalton Lopes. As oficinas serão ministradas pelo Grupo Cultural Jongo da Serrinha e pela atriz e arte-educadora Juliana Prado, coordenadora do programa Educacional e Social do Museu.

O Museu Casa do Pontal está situado na Estrada do Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes – RJ.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui ou pelo email producao@museucasadopontal.com.br.


(Texto: Nemésia Antunes, Ascom/MinC)
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!