Museu Oscar Niemeyer terá conselho de orientação artística

O Museu Oscar Niemeyer (MON) contará a partir desta terça-feira (17) com um conselho de orientação artística. Composto por sete membros, nomeados pelo secretário da Cultura, Paulino Viapiana, o grupo terá funções consultivas e propositivas sobre a realização de exposições, aquisições e transferências de obras do acervo, parcerias, publicações, programação e demais atividades relacionadas ao museu. A posse está marcada para as 14 horas e a primeira reunião ocorre em seguida.

“A criação de conselhos setoriais permite estabelecer critérios mais objetivos e transparentes que contribuam para manter a qualidade da programação, melhorar o atendimento ao público e, principalmente, integrar ações”, afirma Viapiana.


O Conselho de Orientação Artística do Museu Oscar Niemeyer foi criado pela resolução N.º 019/2012. Por meio da resolução N.º 020/2012, foram nomeados para um mandato de dois anos os seguintes conselheiros: Angélica de Moraes, Christine Vianna Baptista, Fernanda Magalhães, Geraldo Leão, Geraldo Pougy de Rezende, Margareth da Silva de Moraes e Stephanie Dahn Batista.


“A criação deste conselho é um avanço na administração pública. As decisões serão descentralizadas e enriquecidas por múltiplos pontos de vista de profissionais que conhecem museologia”, afirma Viapiana.

Atualmente, o MON conta com um acervo de quase 3 mil obras – e há a necessidade de se expandir e preservar este patrimônio. Entre as funções do conselho estão a aquisição e transferência de obras, aceitação de legados, doações para o acervo, ações de salvaguarda e restauro de obras e coleções.


Também estão entre as atribuições dos sete conselheiros questões relativas a publicações, gravações, reproduções e outras propostas voltadas para pesquisa, divulgação ou desenvolvimento de produtos que envolvam o MON, sua arquitetura, parcerias, convênios, propostas de terceiros para inclusão de projetos e eventos na grade da programação do Museu, em suas dependências internas ou externas.

Conheça os integrantes do Conselho de Orientação Artística do Museu Oscar Niemeyer:


Angélica de Moraes

Jornalista e crítica de arte, pós-graduada em Artes Visuais Teoria e Práxis pela PUC/RS e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Gaúcha radicada em São Paulo desde 1985, escreveu nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo. Também colaborou com as revistas Veja e Bravo!. Angélica participa de júri de seleção de artes visuais, é curadora independente e editora de artes visuais da revista cultural Select.


Christine Vianna Baptista

Formada em História pela Universidade Federal do Paraná e especialista em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Trabalhou no Museu Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu de Arte do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba, onde participou da implementação da Lei de Incentivo à Cultura, em 1993, coordenando-a por oito anos. Christine ainda dirigiu a Cinemateca de Curitiba e foi diretora do patrimônio cultural da Fundação Cultural. Atualmente, é coordenadora do Sistema Estadual de Museus (Cosem) da Secretaria da Cultura do Paraná.


Fernanda Magalhães

Artista, fotógrafa e performer. É graduado em Artes pela Universidade Estadual de Londrina e doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. É professora de fotografia na Universidade Estadual de Londrina.


Geraldo Leão

Artista plástico, curador e professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. Graduado em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, é mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como diagramador e arte-finalista no jornal Diário do Paraná e em agências de publicidade. Participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Publicou artigos em periódicos paranaenses, entre os quais Correio de Notícias, Nicolau, O Estado do Paraná e Gazeta do Povo. Integrou os Conselhos da Galeria de Arte Banestado e Museu de Arte Contemporânea do Paraná.


Geraldo Pougy de Rezende

Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná, foi presidente da Fundação Cultural de Curitiba e atuou como arquiteto no Jaime Lerner Planejamento Urbano Ltda. Também foi diretor das empresas Dtcom e Wap - Fresnomaq Indústria de Máquinas S/A. Atuou ainda como coordenador de planejamento urbano para Uberlândia (MG), Natal (RN) e São José dos Pinhais (PR), coordenando consultores, geólogos, especialistas em transporte e tráfego, arquitetos e engenheiros. Arquiteto, projetou áreas para pedestres no Rio de Janeiro e projetou o terminal de ônibus Afonso Pena de São José dos Pinhais. É o diretor do Centro de Design do Paraná.


Margareth Moraes
Museóloga. Com Paulo Herkenhoff, planejou e inaugurou o Museu de Arte do Espírito Santo. Atuou como chefe do Departamento de Museologia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e foi a responsável pela restauração do prédio e da estrutura museológica do MAM-RJ, após o incêndio de 1978.


Stephanie Dahn Batista
Professora, doutora e historiadora da arte, mestre em História da Arte, Ciências Culturais e Ciências Políticas pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster (Alemanha) e doutora em História pela Universidade Federal do Paraná.

 Natural de Hannover (Alemanha). Stephanie é autora autônoma do Allgemeine Künstlerlexikon (Artists of the World throughout all Ages). 

Editora Gruyer, München/Leipzig (RFA) responsável pelos verbetes de artistas brasileiros. 

Vive em Curitiba desde 2003, foi professora da Escola de Música e Belas do Paraná e, desde 2007, é professora nos cursos de graduação do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!