SANTA CECÍLIA DO PAVÃO, CIDADE 100% DIGITAL

Estava visitando algumas páginas na Net encontrei uma reportagem interessante sobre inclusão digital, no município de Santa Cecília do Pavão - Paraná,  administrada pelo prefeito Edimar Santos, um exemplo a ser seguido nos demais municípios. Materia exibida em 30/09/ 2008 no site   web librarian;  http://wl.blog.br/archives/496 
 Aproveito para parabeniza o prefeito pela iniciativa. 
Confiram!



Com aproximadamente 5 mil habitantes, Santa Cecília do Pavão é uma pequena cidade do interior do Paraná. De base agrícola e com renda per capita de 162 reais, a cidade fica escondida entre montanhas, longe de grandes centros, numa área em que os cabos de telefonia não oferecem banda larga.

Mas em 2007, a Prefeitura, a Universidade Federal de Paraná (UFPR), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a D-Link, fabricante de equipamentos de rede, se uniram para uma rede de conexão Wi-Fi em todo o município.

Foram instalados diversas antenas em prédios públicos da cidade (biblioteca, posto de saúde e Prefeitura) e uma no topo de uma montanha que direciona o sinal para Londrina, a 60 quilômetros de distância.

Além de incentivar a inclusão digital, a Prefeitura reduziu drasticamente seus custos. A conta telefônica, que passava dos 27 mil reais, caiu para 2 mil reais. Apenas a rede Wi-Fi custa cerca de 680 reais, muito pouco considerando a estrutura utilizada.

Experiências em pequenas cidades se espalham pelo Brasil. Felizmente, começam a surgir projetos em cidades maiores, como no Rio e Belo Horizonte, o que indica um caminho sem volta para a popularização do acesso à internet através de redes sem fio.




Materia de Alexandre Berbe.


Paulistano, formado pela ECA/USP, bibliotecário da Biblioteca  Virtual. Interessado em arquitetura de informação,internet móvelbibliotecas digitaisredes sociais e cibercultura, acredita que a biblioteconomia pode fazer a diferença no mundo. Tuiteiro, blogueiro e corinthiano, é fã do Wordpress, detesta dias de chuva e o trânsito de São Paulo, gosta de andar na sua bike e adora um cinema com pipoca no fim de semana.
Página na web: http://wl.blog.br/
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!