Rodrigo Bustamante
Da BBC Mundo
Com
64 andares e 300 metros de altura, a Gran Torre Costanera de Santiago de Chile
será o edifício mais alto da América Latina.
Especialistas
temem que arranha-céus vá provocar
grandes
engarrafamentos
|
Mas
especialistas advertem que o arranha-céus em vias de ser construído na capital
do Chile poderá provocar um caos sem precedentes.
Considerado
um ícone da da atual onda de desenvolvimento chilena, até mesmo a ex-presidente
Michelle Bachelet classificou o edifício como um "símbolo do
renascimento".
Ao
mesmo tempo, críticos afirmam que ele aumentará consideravelmente o trânsito na
região. Estudos do Ministério do Transporte chileno indicam que o tráfego de
veículos na região poderá subir entre 30% e 50%, quando for inaugurado o
shopping de seis andares que funcionará na torre.
O
estabelecimento empregará mais de 5.200 pessoas e será o maior shopping center
do país. As quatro torres do complexo de edifícios em torno do arranha-céus
ocupam um espaço de 190 mil m².
O
Torre Costanera faz parte de um megaprojeto do magnata de origem alemã Horst
Paulmann e sua construção foi retomada em dezembro de 2009, após ter sido
interrompida por 11 meses devido à crise econômica mundial.
Engarrafamentos
A
expectativa dos que defendem o arranha-céus é de que ele vá conferir ainda mais
importância à região conhecida como Sanhattan, o coração financeiro da capital
chilena.
Mas
alguns, como o engenheiro de transportes Louis de Grange, afirmam que o projeto
agravará problemas já existentes. ''A região de Sanhattan está bastante
saturada e provavelmente engarrafamentos na área irão se intensificar ainda
mais'', comenta o engenheiro.
Autor do projeto diz ser
preciso aprender a se mover
em cidades grandes e densas
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Além
do trânsito de veículos, há também o temor de que o tráfego humano na região vá
chegar a tal ponto que até mesmo sair do edifíco possa demorar até duas horas.
''Isso
pode gerar uma mudança de comportamento e fazer com que as pessoas deixem de
passar por aqui nos horários mais movimentados e optem por outras rotas e
horários. Com a mudança do fluxo para outros locais, poderá haver (incremento)
no tráfego em outros pontos da cidade, o que aumentará ainda mais a área de
congestionamento'', disse à BBC o engenheiro Diego Edwards.
Edwards,
professor da Escola de Engenharia de Logística e Transportes da Universidade
Andrés Bello, estima que o edifício vá provocar também um congestionamento de
pedestres, agravando uma situação já complicada nos horários de pico desde que
o edifício Titanium - até então o mais alto do Chile - foi inaugurado, em maio
de 2010.
Um
comitê conjunto de autoridades de Santiago estabeleceu 28 medidas para tentar
mitigar possíveis impactos no trânsito local. A maior parte delas diz respeito
a mudanças no fluxo de tráfego na região, a sincronização de sinais de
trânsito, a ampliação de avenidas e mudanças de itinerário.
"Acredito
que o impacto do Costanera será muito positivo. Temos que aprender a nos mover
em cidades apertadas, tumultuadas e densas. É o que vemos em Nova York, na hora
do almoço, por exemplo, quando todos saem para as ruas, sem incomodar uns aos
outros. Não creio que haverá problemas'', defende o arquiteto Yves Besançon,
que comanda o projeto do arranha-céus mais alto da América Latina.
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