Lula diz que só deve satisfação sobre viagem ao Irã ao povo brasileiro

'Eles (EUA) visitam quem eles querem e eu visito quem eu quero', disse.
Viagem do presidente ao Irã está prevista para maio.

Lula e o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, nesta sexta (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (26) que deve satisfação somente ao povo brasileiro sobre a visita que fará ao Irã em maio.
 "Estou indo ao Irã como vou a qualquer outro país do mundo, e os Estados Unidos nunca pediram para mim para visitar algum país no mundo. Eles não têm que prestar contas para mim. A relação americana é uma relação soberana. Eles visitam quem eles querem e eu visito quem eu quero, dentro do direito soberano de cada país", disse.

"Eu vou visitar o Irã e não terei de prestar contas a ninguém a não ser ao povo brasileiro, que vai querer saber, não apenas o que eu vou fazer, mas o resultado de isso tudo", acrescentou.

As declarações foram dadas durante uma entrevista coletiva ao lado do presidente de El Salvador, Maurício Funes. Lula chegou na noite de quinta (25) a El Salvador, última escala de uma viagem que incluiu México, Cuba e Haiti.

Palestina e Israel
O presidente destacou ainda que não está indo somente ao Irã, mas à Palestina, Israel e a muitos outros países. Ele lembrou que tem feito viagens ao longo de seus dois mandatos a vários países do mundo. 
 
O presidente afirmou que o Brasil é o único país do mundo que tem em sua Constituição a proibição para produção de armas nucleares. "O Brasil está fazendo enriquecimento de urânio para produção de energia e fármacos", disse.


"O Irã estaria rompendo com o tratado da ONU (se tivesse fazendo enriquecimento que levasse à fabricação da bomba atômica) e eu não poderia concordar". "Cada país exercita a democracia à sua maneira. Os Estados Unidos, da maneira deles. E nem todo mundo concorda como faz o governo deles", acrescentou.  
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!