Museu Oscar Niemeyer abre a mostra “De Picasso e Gary Hill”

Construir um “mapa” da arte moderna ocidental é a proposta da mostra “De Picasso a Gary Hill” que o Museu Oscar Niemeyer abre ao público em geral nesta quinta-feira (7), às 19 horas, em parceria com o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), da Espanha, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de Fortaleza (CE). A mostra vai até o dia 22 de fevereiro de 2011.
A seleção possibilita o acesso a um conjunto de cerca de 50 obras de artistas consagrados, como Pablo Picasso, Paul Klee, Marc Chagall, Antoni Tàpies, Salvador Dalí, Alexander Calder, Christian Boltanski, Bruce Nauman e Gary Hill, além do uruguaio Arden Quin e os brasileiros Aldemir Martins, Antonio Bandeira e Letícia Parente.
Os curadores José Guedes e Roberto Galvão Lima recorreram à formação de grupos de tendências, “sem a limitação de fronteiras ou de amarras cronológicas”, para traçar os caminhos da arte moderna. Sete grupos de artistas e obras cobrem do “marcante movimento que inicia a relativização do olhar e da percepção, que foi o cubismo picassiano –surgido no início do século 20 –, até a absorção pelas artes das linguagens eletrônicas, tão bem representadas pela obra de Gary Hill”.
A exposição conta com o apoio do Governo do Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura e da Caixa Econômica Federal. A partir dessa estrutura, os curadores pretendem oferecer ao público uma noção do que é a arte moderna. Momento em que os artistas passam a experimentar novas visões, por meio de ideias inéditas sobre a natureza, os materiais e as funções da arte”. A mostra foi exibida inicialmente em Fortaleza e após a temporada em Curitiba (PR) retorna para a Espanha.

Serviço: Mostra “De Picasso a Gary Hill”


Apoio: Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura e Caixa Econômica Federal

Visitação: 7 de outubro a 27 de fevereiro

Local: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999)

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h

* Venda de ingressos até 17h30 - R$ 4 inteira e R$ 2 estudantes, com carteirinha

Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!