Museu Oscar Niemeyer expõe acervo de Alfredo Andersen

O Museu Oscar Niemeyer abre neste sábado (23), às 11 horas, a exposição Alfredo Andersen - da Noruega para o Brasil – que reúne 110 obras além de fotos e documentos, provenientes de acervos do Museu Alfredo Andersen, do MON e de colecionadores particulares. A exposição marca os 150 anos de nascimento do artista e a importância do norueguês para o desenvolvimento da pintura paranaense.

A formação artística de Alfredo Andersen aconteceu na Europa e em ateliês particulares da Noruega e da Dinamarca. Entre as décadas de 1880 e 1890, atuou como artista profissional, professor, cenógrafo e jornalista. Filho de um capitão da marinha mercante, desembarcou em Paranaguá, em 1892, após longo período de viagens pela Europa e América. Cerca de 10 anos depois se fixou em Curitiba, participou de mostras individuais, coletivas e retomou o trabalho de professor de desenho e pintura. Pela intensa e efetiva atuação foi registrado na história como o pai da pintura paranaense.
 
Apesar de Alfredo Andersen (Christianssand, 1860 –Curitiba, 1935) manter constância na imitação do natural, basicamente sua produção pode ser dividida em três períodos: norueguês (1873-1892), litorâneo (1892-1902) e curitibano (1902-1935). As diversas fases criativas são marcadas por temáticas variadas e tratamentos pictóricos distintos. As obras em exibição retratam essa trajetória artística de Andersen, desde a viagem da Noruega ao Brasil, passando por Cabedelo (PB) e Paranaguá (PR), até o pleno amadurecimento de sua pintura em Curitiba.
 
A mostra integra o projeto Artistas Paranaenses que valoriza e difunde a arte produzida no estado e tem patrocínio da Copel, BRDE, Compagas e apoio do Ministério de Cultura, Governo do Paraná e Caixa.

O Museu Oscar Niemeyer abre a mostra Alfredo Andersen da Noruega para o Brasil para o público em geral, neste sábado (23), às 11h. A bilheteria estará franqueada ao público durante o evento, no período de 10h às 12h.

Serviço:

Alfredo Andersen - Da Noruega para o Brasil

A trajetória do pai da pintura

Patrocínios: Copel, BRDE e Compagas

Apoios: Ministério da Cultura e Governo do Paraná

Visitação: 23 de outubro a 03 de abril

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h

* Venda de ingressos até 17h30

R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes, com carteirinha

Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.
Compartilhe no Google Plus