Museu Oscar Niemeyer mostra homenagem a Magda Frank

O Museu Oscar Niemeyer abre a mostra Magda Frank - Homenagem, nesta quinta-feira (11), às 19h. Para os críticos, Magda Frank soma-se a escultores como Maillol, Bourdelle e Minne, que buscavam volumes e planos com superfícies simplificadas, destacando-se também as esculturas planas da artista.

Com o patrocínio da Agência de Fomento, Copel, Compagas, Sanepar, Caixa Econômica Federal e o apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Paraná, esta mostra-retrospectiva exibe ao público a importância e a grandeza de sentidos da produção de Magda Frank. 
 
Magda Frank (1914-2010) dizia que cada obra levava sua vida, sua razão de ser e viver. Formada em Budapeste, os horrores da guerra a levaram para a França e a Argentina. Frente à crueldade e à morte, a escultura lhe sustentou em um mundo hostilizado pelo nazismo. “...quantas vezes rogava a morte para que me libertasse desta vida sem esperança. E depois querer viver. Eu desejo viver”, escreveu em março de 1959.

O uso da argila e a geometrização da figura humana marcavam a produção da escultora, antes dos anos 50. A partir de 1957, deixou de trabalhar com a argila para esculpir a madeira, a pedra e o mármore. Enquanto a figura humana cedeu espaço para a construção de formas “em conexão com o vazio, tanto interno como externo, em suas interconexões e procedências (...)”, analisou Nelly Perazzo, no catálogo da mostra. São apenas duas reflexões construtivas que resultaram em uma obra na qual a artista alcançou a monumentalidade. 
 


Serviço:

Magda Frank - Homenagem

Patrocínio: Copel, Compagas, Sanepar, Caixa e Agência de Fomento do Paraná

Apoios: Ministério da Cultura e Governo do Paraná

Visitação: 11 de novembro a 13 de março

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h

* Venda de ingressos até 17h30

R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes, com carteirinha

Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.

Serviço Jornalismo/Fotografia:

- Para clipar imagens em alta resolução acesse www.museuoscarniemeyer.org.br/imprensa.htm

- O curador Túlio Andreussi Guzman está disponível no Museu. Para entrevistas por telefone entre em contato pelo (41) 3350-4403. Para entrevistas no Museu entre em contato com esta assessoria. Maria Tereza Bocardi, imprensa@mon.org.br, (41) 3350-4442 e 4480.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!