Secretaria da Cultura realiza mostra com discípulos de Alfredo Andersen

Alfredo Andersen
Dando continuidade às comemorações dos 150 anos de nascimento de Alfredo Andersen, o Governo do Paraná e a Secretaria de Estado da Cultura realizam a mostra “O Mestre e seus Discípulos” no átrio da Secretaria Estadual da Cultural, no centro de Curitiba. A homenagem ao pintor reúne 14 obras de grandes nomes da arte paranaense que passaram pelos ensinamentos do mestre. A mostra tem entrada franca e permanece até o dia 17 de dezembro.

Um dos maiores nomes da pintura paranaense, Alfredo Andersen transferiu-se em 1902 de Paranaguá para Curitiba, onde passou a trabalhar mais intensamente no ofício de professor. Seu primeiro atelier, na rua Marechal Deodoro, tornou-se sua escola particular de desenho e pintura. Fez projeto para a criação de uma Escola Oficial de Belas Artes e assumiu funções de professor de desenho na Escola Alemã e no Colégio Paranaense. Ele prosseguiu ministrando aulas de desenho e pintura no seu atelier-escola, organizando exposições com seus alunos e procurando levá-los a uma consciência profissional e apurado senso crítico.

Em 1915, Andersen instalou seu atelier na rua Conselheiro Carrão, atual Mateus Leme, onde hoje estão o Museu Alfredo Andersen e Atelier de Arte. Foi ali que ele deu continuidade no ensino e incentivo às artes plásticas do Paraná. Nessa centenária instituição passaram alguns dos nossos mais importantes artistas.

Dentro das homenagens dos 150 anos de Alfredo Andersen, a Secretaria de Estado da Cultura vem enaltecer o grande mestre da arte paranaense destacando seus principais discípulos, dentre eles Estanislau Traple, Frederico Lange de Morretes, João Ghelfi, Maria Amélia d’Assunpção, Theodoro de Bona, Waldemar Curt Freyesleben e Thorsten Andersen.



Serviço: Exposição O Mestre e seus Discípulos

Local: Átrio da Secretaria de Estado da Cultura - rua Ébano Pereira, 240

Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Encerramento: 17 de dezembro de 2010

Entrada franca
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!