Museu Oscar Niemeyer exibe obras da 29ª. Bienal São Paulo. Foto:SECS
O Museu Oscar Niemeyer, em parceria com a Fundação Bienal, exibe 73 obras de 12 artistas presentes na 29ª. Bienal de São Paulo. Com abertura neste sábado (14), às 11h, a exposição apresenta trabalhos selecionados pelos curadores da megaexposição, Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias. O projeto de itinerância da Bienal fará a exibição de seleções específicas em 13 cidades brasileiras até agosto deste ano, cada mostra com um recorte diferente.

“Embora seja impossível, obviamente, o transporte integral de exposição tão extensa e complexa como a Bienal para outros lugares, o trabalho conjunto entre a curadoria da Bienal de São Paulo e as instituições que recebem esses recortes permite que seus visitantes tenham acesso a vários destaques e que desfrutem do contato próximo com algumas das mais relevantes produções da arte contemporânea brasileira e internacional”, explica Moacir dos Anjos.

Com patrocínio nacional do Banco Itaú e Fiat, a 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas refletirá os conceitos artísticos expostos ao mundo no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera. A relação arte e política, mote central da mostra, será também o fio condutor das exposições itinerantes. O MON irá abrigar, segundo o curador, uma seleção de obras que demonstram as várias maneiras pelas quais a arte tece, nela mesma, uma política.

Entre as obras selecionadas para este recorte, trabalhos de artistas como Carlos Garaicoa, Ernesto Neto, Juliana Stein, Samuel Beckett, Sandra Gamarra, entre outros. Entre os citados destaca-se a série de 11 imagens reunidas em Sim e Não, da artista Juliana Stein, única representante paranaense a participar da Bienal.  São retratos de homens que, valendo-se de cosméticos, perucas e roupas femininas, travestem-se de mulheres. São fotografias que, a despeito das razões que levam cada um deles a assumir outra identidade sexual, sugerem a condição transitória e circunstancial do indivíduo na contemporaneidade – não mais estável, mas se refazendo a cada instante; não mais uno, mas dividido de modo irreparável.

A mostra da 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas - fica em exibição por cerca de dois meses em cada uma das 13 cidades por onde passará a itinerância: Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Juiz de Fora, Santos, Araraquara e Ribeirão Preto. A exposição passará ainda por Recife, Porto Alegre, Campinas, Brasília e São José dos Campos.

VISITA VIRTUAL - Em iniciativa inédita no País, a Bienal de São Paulo apresentará nas mostras itinerantes uma visita virtual à exposição original em formato de vídeo 360 graus. O visitante poderá interagir com um vídeo produzido com tecnologia semelhante ao famoso Google Street View: ir e voltar no tempo e espaço, vendo o público trafegando pelo pavilhão ao mesmo tempo em que admira as obras.

PROGRAMA EDUCATIVO - Junto às exposições pelas cidades, o Projeto Educativo da Fundação Bienal também desenvolverá um trabalho itinerante, levando para diferentes públicos as mais variadas formas de se pensar a arte. Com patrocínio do Instituto Votorantim, a equipe, sob coordenação de Stela Barbieri, realizou encontro para formação dos educadores na cidade que irão oferecer visitas orientadas ao longo da exposição.

A equipe também fará um trabalho de formação para professores das redes particular e pública de ensino. O encontro será conduzido por coordenadores da equipe do Educativo permanente da Bienal, no dia 13 de Maio, às 14h no próprio MON.

O Programa Educativo da Bienal atua justamente para ampliar este espaço de reflexão. O Material Educativo da 29.ª, composto por um livreto sobre a mostra, 30 fichas sobre artistas, seis cartazes de obras e um jogo (com tabuleiro, peças e instruções) foi desenvolvido especialmente para as formações com os professores. Ele encontra-se disponível para download no site da 29.ª Bienal (www.29bienal.org.br).

* Informações sobre a agenda do Programa Educativo pelo telefone (11) 5576-7611.

Serviço:

29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas.

Período expositivo: 14 de maio a 14 de agosto.

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba.

Marechal Hermes, 999, Centro Cívico.

Visitas: de terça a domingo, das 10h às 18h (venda de ingressos até 17h30).

Entrada: R$ 4,00 e R$ 2,00 para estudantes com carteirinha. Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino fundamental e médio, para crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.

Visite o site da 29ª Bienal: www.29bienal.org.br

Fotografias:

Imagens para divulgação disponíveis via FTP

ftp://mail.a4com.com.br

Log In (usuário): bienal

Password (senha): 25091212

Assessoria de Comunicação

MON - Maria Tereza Bocardi

imprensa@mon.org.br

(41) 3350-4479 e 4432

Assessoria de Imprensa Bienal

assessoria.imprensa@fbsp.org.br

A4 Comunicação – tel +5511 3897-4122

Paula Corrêa – paulacorrea@a4com.com.br

Neila Carvalho – neilacarvalho@a4com.com.br

Josi Campos – josicampos@a4com.com.br

Lista de artistas da 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas.

ADRIAN PIPER

CARLOS GARAICOA

ERNESTO NETO

JOACHIM KOESTER

JULIANA STEIN

KENDELL GEERS

MANON DE BOER

MARCELO SILVEIRA

MATHEUS ROCHA PITTA

OSCAR BONY

SAMUEL BECKETT

SANDRA GAMARRA
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!