Reportagem de João de Bourbon 

O casal Fadel aceitou o desafio de
 transformar uma cidade fantasma
em um município próspero e ativo
O Falecimento

O falecimento no dia 15 de setembro de 2011, de Dona Dini de Moura Fadel, ex-primeira Dama de Ibaiti, município do Norte Pioneiro do Paraná, sendo vítima de pneumonia. Tendo seu velório ocorrido na Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil,


seus familiares e amigos assim como toda a comunidade local, estiveram presentes para dar seu último adeus aquela que foi a grande precursora das ações sociais no município, quando teve participação ativa e decisiva na administração do então prefeito Roque Jorge Fadel.

A eleição para prefeito
Quando Roque Fadel assumiu a prefeitura de Ibaiti no ano 1996 o município passava por vários problemas, pois não contava com muitos recursos e a cidade estava completamente abandonada, e precisava de mudanças urgentes em todos os setores, pois tudo estava sucateado desde setores administrativo assim como a urbanização do município.

A cidade não contava mais com seus anos dourados, que tivera no passado.

O desafio
Nos seus oitos anos como primeira-dama
do município de Ibaiti ela desenvolveu um
grande trabalho, inserindo o cidadão em
condição humana dando-lhes exemplo
que tudo é possível.
O casal Fadel aceitou o desafio de transformar uma cidade fantasma em um município próspero e ativo, nos setores do comércio, indústria, agricultura e pecuária. Sendo um dos maiores desafio a geração de emprego, devido à grande migração de sua população indo para as grandes metrópoles em busca de trabalho, e melhor qualidade de vida.


Roque e Dini Fadel com o espírito empreendedor, e amor pela comunidade iniciaram a transformação tão esperada pelos seus munícipes.

O primeiro e segundo mandato
No primeiro mandato era evidente sua força política e administrativa, iniciando a urbanização das principais vias e adequando o município para receber novas indústrias e fortalecendo o setor cafeeiro, pecuário e agrícola.

Ibaiti começa a ter uma nova imagem, com suas ruas e praças vitalizadas. Os comerciantes iniciam as reformas necessárias em seus empreendimentos atendendo a um apelo do então prefeito Roque Fadel, para que todos contribuíssem da melhor forma possível modificando a aparências de suas lojas para atrair novos clientes, pois o progresso chegou.

O setor industrial teve seu grande início no segundo mandato da administração de Roque Fadel. A cidade estava estruturada para receber novas indústrias.

 Área Social
No final da gestão administrativa
de Roque e Dini Fadel em 2004,
Ibaiti volta a ser a Rainha das Colinas
o seu povo volta a entoar seu
Hino com maior vigor.
Dini Fadel teve um papel importante na história política e social do município. Sua missão era resgatar a dignidade do cidadão, precisava criar meios de garantir uma vida digna e justa para o povo, criar mecanismo que amparassem os que estavam desacreditados, dando lhes uma esperança, e nessa perspectiva levando-os a acreditar que com o trabalho e perseverança podem mudar nossa condição de vida. Esta era sua plataforma de trabalho.

Nos seus oitos anos como primeira-dama do município de Ibaiti ela desenvolveu um grande trabalho, inserindo o cidadão em condição humana dando-lhes exemplo que tudo é possível.

Melhorou a alimentação das escolas municipais e creches (Que hoje é chamado de Centro de Educação Infantil). Naqueles anos produziam em suas hortas alimentação básica e saudável, não criando despesas para o município.

Percorria todos os setores que estava sobre sua responsabilidade sanando da melhor forma possível os problemas encontrados, criando meios de transformá-los em oportunidade.

“Foram anos difíceis”, mas com resultados Surpreendentes.

A educação já dava sinais de melhora, a população encontrava no sorriso e atos de Dini Fadel a força para enfrentar o medo do amanhã, os que acreditavam que Ibaiti não tinha conserto agora viam no olhar do cidadão a esperança.

Dona Dini, esposa, mãe, avó, bisavó,
empresária de cunho e de perfil empreendedor,
 jamais deixou de cumprir o legado deixado por
seus pais, que são eles: “família e trabalho”.
Em sua gestão foram criados, postos avançados de formação de mão de obra especializada, nos  setores têxtil, calçados, marcenaria, confeitaria e outros. 
O “Natal solidário” quando criado por Dini Fadel envolvia toda a população, que contribuía com donativos a serem distribuídos aos menos favorecidos, tendo estes a oportunidade de ter no dia 25 de dezembro e primeiro de janeiro o motivo de sorrirem.

A campanha da páscoa está na memória de cada criança que hoje é jovem.

No Inverno a população se preparava para aquecer aqueles que não tinham condições de ter um agasalho ou um cobertor.

A primeira-dama Dini Fadel com sua equipe de voluntários ia às ruas e avenidas recolhendo os donativos que seriam doados a população carente.

No final da gestão administrativade Roque e Dini Fadel em 2004, Ibaiti volta a ser a Rainha das Colinas o seu povo volta a entoar seu Hino com maior vigor.

A cerimônia fúnebre
Por volta das 21h40min horas do dia 15 de Setembro de 2011, o corpo de Dona Dini de Moura Fadel chega a Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil
AV. Dr. Fernandina do Amaral Gentille, Nº 475 – Centro Ibaiti/PR. 

“Adeus Minha querida eu te Amo”
 “E sempre vou te Amar”
Roque Jorge Fadel
 Ibaiti, 16 de Setembro de 2011

Dini de Moura Fadel (1939* 2011+)
A concentração de parentes e amigos é grande, onde a comoção toma conta de todos. O Esquife é aberto para que todos cumpram o sagrado dever de solidariedade, oferecendo conforto à família.

A madrugada chega: Roque Fadel, filhos e netos permanecem recebendo o conforto dos que chegam.

As pessoas que ali estavam passam a madrugada relembrando os feitos de Dini Fadel.

Nas primeiras horas da manhã o número de pessoas vai aumentando eles vêm dar seu último adeus a ex-primeira dama.

São autoridades, empresários e pessoas simples que um dia foi amparado por Dini ou simplesmente gozavam de sua amizade. Um slide é apresentado com diversas fotos onde foram relembrados os feitos desta grande personalidade.

A música sacra tocada em volume baixo dando um tom de nobreza e encanto, o semblante de Dini Fadel é o mais sereno como se estivesse em um sono tranquilo e cheio de paz,

Por que Jesus se referiu à morte como um "sono"? Porque ele sabia que é certo o que o salmista diz no Salmo 127:2, que "Ele dá aos seus amados o sono."

Em Mateus 5:8 Jesus diz: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”. (Dini Fadel) adorme­ceu em paz com Deus.

O recinto já não cabe mais as pessoas que agora lota os corredores. Roque Fadel e família permaneceram noite e madrugada ao lado de sua amada, o sol já brilha saudando este dia 16 de setembro de 2011, Muitos destas pessoas ainda não querem acreditar que a amiga dos ibaitiense esta ali para o último adeus, as lagrimas correm nos olhos de adultos, jovens e crianças.

Já passam das 12h00min horas e continuam a chegar mais pessoas, cada uma delas tem uma história para contar e relembrar da ex-primeira Dama.

A presença dos pastores chama a atenção de todos que fazem silêncio para começar cerimônia fúnebre. “O ministro reconhece a soberania de Deus e pede a sua bênção sobre o culto que celebrará”. Dona Dini de Moura Fadel é lembrada na fala do ministro dos seus feitos entre a comunidade, palavras de conforto e dirigida à família e a todos os presentes.

Os pastores Ronaldo e Geraldo deixam suas mensagens de conforto, em seguida pastor Levy de Moura e também irmão de Dona Dini faz um discurso emocionado dirigido ao Sr. Roque Fadel.

O pastor Miguel Fadel, filho de dona Dini e Roque Fadel Fala sobre os planos que Deus tem para cada ser humano:- emociona quando dirige palavras de conforto ao pai, a irmã, cunhado, filhos e sobrinhos.

Reverendo Adeneir Pinheiro que é amigo da família desde longos anos deixa a mensagem de paz esperança, ressaltando a importância de dona Dini que foi em vida um orgulho para todos nós.

Durante a cerimônia e no encerramento foram cantadas diversas musicas sacra que dona Dini gostava.


Antes de fecharem o esquife os presentes deram o adeus a Amiga dona Dini de Moura Fadel, passando um a um dando as condolências a Família.


A Saída da Igreja
Saindo da igreja para o cemitério como de costume em Ibaiti, familiares e amigos seguem a pé acompanhando o carro funerário onde o esquife estava envolto com a Bandeira de Ibaiti.

Durante o trajeto a demonstração de carinho foi muito grande pela população os comerciantes fecharam suas portas em demonstração de carinho e respeito por Dini Fadel e Família.


Um Ato de demonstração de respeito e carinho
Um Ato que chamou a atenção quando o cortejo passou próximo ao Hospital Municipal Funcionários saíram até a esquina e em demonstração de respeito e carinho aplaudiram em forma de despedida a nossa querida e eterna ex-primeira dama Dini Fadel.


Chegada ao cemitério
Ao chegar ao cemitério Sr. Roque Fadel, os filhos, os netos, bisnetos, genro, nora, juntos com a multidão de muitos amigos conduziram até a sepultura o corpo de dona Dini Fadel, a Bandeira de Ibaiti foi retirada e dobrada carinhosamente por Dr. César de Mello e entregue a Roque Fadel.


A multidão de amigos aplaudiu como última despedida.


Em alto e de bom som Sr. Roque Fadel fez sua última despedida 

“Adeus Minha querida eu te Amo! E sempre vou te Amar”
Roque Jorge Fadel
Ibaiti, 16 de Setembro de 2011

Roque Jorge Fadel O homem que mudou o destino de seu município com honra e coragem.

Orgulhamo-nos dos teus feitos, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo o conforte!


 



Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Gostaria de saber se Drº Miguel Elias Fadel tem algum parentesco com a Dona Dini Fadel, quem gostaria de saber é a Srª Jussara Martins Pinho a qual foi cliente dele por do ano de 1985 quando ainda morava em Japira. Pois necessito de falar com o mesmo porem ñ tenho mais o contato, atualmente moro em portugal. por favor responda me pelo e-mail juhmart@hotmail.com, gostaria de aproveitar e prestar meus sentimentos a Srº Dini, vi a matéria na net a respeito de seu falecimento, percebi que jamais será esquecida devido as obras que foram feita por ela em prol do crescimento desta cidade. Como paranaense que sou deixo aqui meus Sentimentos.
    Obrigada.
    Jussara Martins Pinho.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!