Curda de 75 anos vira nova sensação da pintura na Holanda


Uma das obras de Haji Khanem, chamada de
'Senhora da Cor' pela imprensa da Holanda (BBC)
Uma iraquiana curda de 75 anos é a grande novidade do mundo das artes na Holanda.
Haji Khanen nunca frequentou uma escola de artes e passou a maior parte de sua vida em condições de pobreza no Curdistão iraquiano, sem chance de desenvolver seu talento.

"Criar uma obra de arte me dá alegria", contou Khanem à reportagem da BBC. "Se uma pessoa não tem um objetivo na vida, como muitos jovens e velhos, pode cair em depressão, virar um suicida. Eu expresso meu sofrimento e felicidade em minhas pinturas."


Em suas obras, transparecem os temas preferidos da artista, música, flores e cores. Mas, anos de guerra e a vida difícil das mulheres em seu país fizeram com que ela guardasse seu talento.

O pai de Khanem nunca permitiu que ela frequentasse uma escola. Ainda adolescente, ela foi obrigada a se casar com um homem mais velho, que já tinha quatro filhos.

"Quando me casei, meu marido já tinha 36 ou 37 anos e eu tinha apenas 16. A vida era muito difícil, eu tinha talento e era boa no artesanato, mas nunca tive a chance de usar este talento, por causa da guerra, para criar os filhos. Eu estava sempre muito cansada", disse a artista.

O marido morreu, e Haji Khanem e os filhos se mudaram para a Holanda e, em Amsterdã, ela conheceu o trabalho dos grandes artistas holandeses, passando horas em museus e galerias.

"Quando chegamos aqui, entrei em pânico, não sabia como iria aprender a falar estes nomes holandeses estranhos. Mas aí comecei a pintar e alguns dos quadros eram feios. Mas eu não tinha medo de errar. As pessoas viram meu trabalho e gostaram", disse Khanem.

Muitos já compraram os trabalhos de Khanem e ela já fez exposições. A imprensa holandesa a chama de "Senhora da Cor".

Apesar da idade e da vida de dificuldades, Khanem conseguiu mostrar seu talento, algo que, segundo a artista, muitas mulheres reprimidas no mundo todo também deveriam ter a chance de fazer.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!