Cultura Orquestra Sinfônica apresenta Mahler e 200 vozes em coro

A Orquestra Sinfônica do Paraná e o
Coro Comunitário de Curitiba.
Foto: Karin van der Broocke
A Orquestra Sinfônica do Paraná faz nesta e na prõxima semana duas apresentações da Sinfonia Nº 2, de Gustav Mahler, também conhecida como Ressurreição.

 Acompanhada do Coro Comunitário de Curitiba, Ponta Grossa e região, que une 200 vozes, e das solistas convidadas Masami Ganev (soprano) e Adriana Clis (mezzo-soprano), e sob a regëncia do maestro Osvaldo Ferreira, a orquestra se apresenta no dia 4 às 20 horas na Primeira Igreja Batista de Curitiba, e dia 10 de abril, às 20h30, no Guairão. A entrada é gratuita.

A Sinfonia Nº 2 foi escrita entre 1888 e 1894 e é uma das mais importantes obras de Gustav Mahler. Durante os funerais do pianista e regente Hans von Büllow, Mahler ouviu um coro de meninos cantando o hino Auferstehen (Ressurreição), de Friedrich Klopstock. Ficou tão impressionado que resolveu incorporá-lo ao Finale da sinfonia que estava preparando, até decidir que a Ressurreição seria o tema principal da obra.


SOLISTAS – Adriana Cliss, mezzo-soprano, tem seu trabalho reconhecido no Brasil e na Europa. Atuou com grandes grupos musicais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na Europa, apresentou recitais em Bellegarde, Sévres, Paris e em Berlim. Além de ser primeiro lugar em diversos concursos, recebeu o Prêmio Carlos Gomes 2002, e, em 2004, foi uma das finalistas das Audições para novas vozes líricas, do Teatro Colón, onde integrou a temporada de 2005 da Ópera Die Walküre, de Wagner.

A Orquestra Sinfônica do Paraná e o
Coro Comunitário de Curitiba.
Foto: CCTG
A soprano Massami Ganev atua como solista em diversas óperas e obras sinfônicas, como A Flauta Mágica, Carmen, La Traviata, Fantasia Coral de Beethoven, Magnificat de Bach e Madama Butterfly. Recebeu menção honrosa no XIV Concurso Internacional de Canto Lírico (Peru), em 2010. E em 2012 foi semifinalista no III Concorso Lirico Internacional Città di Ferrara, na Itália.

GUSTAV MAHLER (1860-1911) – O compositor e maestro austríaco é um dos grandes representantes do contexto histórico musical que marcou a passagem do século 19 para o 20, trazendo mudanças substanciais para a cultura, ciências e artes. De família israelita de língua alemã, Mahler começou uma dupla carreira de compositor e maestro em 1880, alcançando, em ambas, notoriedade e reconhecimento público.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná e Coro Comunitário de Curitiba, Ponta Grossa e região.

Local: Primeira Igreja Batista de Curitiba (Rua Bento Viana, 1200 – Batel) – Curitiba - Paraná.

Dia: 4 (quarta-feira).

Horário: 20 horas.

CONCERTO NO GUAIRÃO.


Dia: 10 (terça-feira).

Horário: 20h30.

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro. Curitiba/PR)

Entrada gratuita.

Os ensaios com o coro e a Orquestra serão nos dias 2 e 3 de abril, das 19 às 22 horas, na Primeira Igreja Batista de Curitiba.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!