Museu Oscar Niemeyer exibe mostra de obras de John Graz

O Museu Oscar Niemeyer abre a mostra do trabalho de John Graz, na próxima quinta-feira (9), às 19h. Um dos mais influentes profissionais do modernismo no século 20, o suíço John Graz marcou sua atuação e obteve reconhecimento no Brasil como artista plástico, designer e arquiteto. A partir das 18h, acontece a palestra “O Brasil de John Graz”, com a participação de curadores e convidados.

A mostra exibe cerca de 180 obras, incluindo mobiliário, desenhos e pinturas. A exposição apresenta a visão de John Graz sobre o Brasil que escolheu para viver, a partir de 1920.

A curadoria geral é assinada pela arquiteta Consuelo Cornelsen, que divide o trabalho com os curadores Sergio Pizzoli, responsável pela seleção de pinturas provenientes do Instituto John Graz, e com Sergio Campos, que cuidou da seleção de mobiliário.

Com o apoio do Governo do Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura e da Caixa, são exibidas significativas pinturas como a “Chegada ao Brasil”, “Bandeirante”, “Menino com Caranguejos” e “Um miau tout simple: medaillé”. Entre as peças de mobiliário moderno há cadeiras, poltronas e sofás.


O destaque fica por conta das obras criadas pelo artista nos anos em que viveu no Brasil. O público terá contato com estudos, cadernos de viagem e esboços, por meio de desenhos modernistas do artista. Cenas da arquitetura brasileira, viagens, festas e paisagens, flora e fauna, o homem e o trabalho. O Brasil de John Graz traz uma diversidade de técnicas e temas relacionados à visão modernista de um país tropical.

OBRAS - Para Pizzoli, Graz fez do desenho artístico uma atividade permanente, elaborando séries de estudos que, muitas vezes, não chegaram a ser executados em tela ou mural, mas que têm o requinte formal de obra acabada. “Seu trabalho plástico retoma o desenho clássico, incorpora a iconografia brasileira, assume e difunde as influências modernistas”. Outra marca no trabalho de John Graz é a relação com o movimento.

As personagens de suas pinturas e desenhos estão sempre em ação. De acordo com Campos, o artista procurou, dentro do espírito moderno, integrar as diversas manifestações da arte em seus projetos, e ficou conhecido como arquiteto de interiores, criador de móveis futuristas e introdutor do estilo art déco no Brasil. “Na verdade, John Graz é muito maior que qualquer uma dessas definições. Já que o artista conseguiu unir arte, arquitetura e design em uma única linguagem plástica”, afirma.

Consuelo complementa com a análise de que o sensível artista John Graz adquiriu uma multiplicidade de talentos. “Ele pinta a realidade com uma essência emotiva, cenas que ele retrata a partir de seu interior. Desenhava como se escrevesse um poema, ao qual poderia ser lido em cada traço.” 
 
JOHN GRAZ - Suíço radicado no Brasil desde 1920, John Graz traz para o cenário das artes brasileiras as influências renovadoras dos movimentos europeus do século 20. Após sua formação artística na Escola de Belas Artes de Genebra, em 1911, onde cursou Arquitetura, Decoração e Desenho, viaja para Espanha. Suas obras lá produzidas impressionam Oswald de Andrade, que o convida a participar da Semana de Arte Moderna 1922, ao lado de nomes como Anitta Malfatti, Di Cavalcanti e Vicente do Rego Monteiro.

O artista é um dos fundadores da Sociedade Pró Arte Moderna (SPAM) e participa do Clube dos Artistas Modernos (CAM). Em 1925, inicia suas atividades como arquiteto e designer de interiores, dedicando-se por quase quarenta anos a este segmento profissional. Graz faleceu em 1980, aos 89 anos, deixando um acervo, ainda hoje inédito, com desenhos, estudos, plantas baixas, cadernos de viagem e de anotações, aos cuidados de Annie Graz, sua segunda esposa. Este acervo encontra-se, atualmente, sob a guarda do recém-fundado Instituto John Graz, presidido por Annie Graz.

Serviço:

John Graz

Data: de 9 de dezembro a 3 de abril 2011

Local: Museu Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h

-Venda de ingressos até 17h30

R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes, com carteirinha

Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela participação!