Guilherme Jeronymo
Agência Brasil
Ação em Porto Alegre (RS)13 e 14 de agosto de 2012 |
Um encontro chamado Pesquisa-Ação, que ocorre hoje
e amanhã (18) na capital fluminense com cerca de 80 representantes de
museus, bibliotecas, pontos de Cultura, educadores, professores,
estudantes, artistas e lideranças comunitárias da Região Sudeste, vai
debater as dificuldades e apresentar propostas de articulação entre a
cultura e a educação.
O evento, que está sendo realizado no Campus Maracanã do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
(IFRJ), é promovido pelo Ministério da Cultura e pela organização não
governamental (ONG) Casa da Arte de Educar, em parceria com o Ministério
da Educação (MEC). O objetivo é elaborar uma nova política pública
para transformar a escola em um espaço de produção e circulação da
cultura brasileira.
A Pesquisa-Ação está sendo realizada em capitais das cinco regiões
brasileiras. Houveram reuniões no Recife (Nordeste), em Porto Alegre
(Sul) e em Campo Grande (Centro-Oeste). Uma reunião em Porto Velho
(Norte) nos dias 12 e 13 de novembro encerra o ciclo.
O processo abordado na Pesquisa-Ação, porém, não representa um
objeto estanque, ou sequer neutro, segundo a gestora da Casa da Arte de
Educar, Sueli de Lima. “Este espaço é um campo de disputa do que é
qualidade na educação, da necessidade de construir indicadores que nos
levem às políticas públicas que interessam às comunidades”, disse.
A interação entre os ministérios da Cultura e da Educação foi
firmado em um acordo de cooperação técnica no final de 2011, com
orçamento estimado em R$ 80 milhões, e unirá inicialmente duas linhas de
ação: o Programa Mais Educação, programa que chega a 35 mil escolas
públicas pelo país e deve atingir 45 mil em 2014, e o Programa Mais
Cultura nas Escolas, que está em fase final de implantação.
Com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação (FNDE), as fases iniciais do projeto, nomeado Um Plano
Articulado para Cultura e Educação, preveem a implantação de um número
ainda não determinado de bolsas para escolas, por meio da inscrição em
edital específico, dependendo inclusive dos resultados destes encontros.
A forma inicial de fazer os recursos chegarem diretamente às escolas
será por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do FNDE, e
não estão descartados aportes futuros do Fundo Nacional de Cultura (FNC)
ao Programa Mais Cultura nas Escolas por meio do PDDE. As unidades
escolares receberão de R$ 20 mil a R$ 22 mil para trazer entidades
sociais diversas, públicas ou não, para atividades dentro das escolas,
ou para que estas abram seus espaços para os alunos.
A previsão é de que a ação integrada permita o atendimento a cerca
de 1 milhão de estudantes. “Na verdade somos todos educadores, essa
separação é artificial”, disse Monica Severo, representante da regional
paulista do MinC.
A diretora de Educação e Comunicação para a Cultura do MinC, Juana
Nunes, disse que é clara a necessidade de “se ocupar o espaço central
que é a escola pública”, sem, porém, institucionalizar a política de
forma a afastá-la daqueles que irão usufruí-la e que são os responsáveis
por sua efetiva continuidade.
O relatório dos encontros, resultante da série de debates, será
integrado às contribuições que o Instituto Lidas, de São Paulo, agrega
em uma base de dados pública, o CulturaEduca.cc,
na qual serão usadas tecnologias de georreferenciamento para o
mapeamento do entorno escolar de 15 mil unidades educacionais da rede
pública por meio da participação de estudantes, professores, moradores e
demais interessados.
“É um conceito de território como local educativo. Nós traremos os
dados oficiais, como os censitários, mas a ação que permeia a realidade
será mapeada pelos sujeitos”, disse Inaê Batistoni, do Instituto Lidas.
A solução, segundo Inaê, foge aos modelos prontos de
georreferenciamento, buscando a construção de uma ferramenta pública
para sustentar o cruzamento de dados, de maneira independente às redes e
ferramentas privadas, como as usadas no Google e no Facebook, e deve
integrar também equipamentos de saúde, pontos de Cultura, museus e
bibliotecas, buscando um conceito aberto de educação.
Assista ao vivo! Clique Aqui
Pesquisa-Ação: “Um Plano Articulado para Cultura e Educação”Encontro do Coletivo Investigador da Região Sudeste Rio de Janeiro/RJ – 17 e 18 de outubro
Ação em Campo Grande (MS)18 e 19 de agosto de 2012 |
Ação em Recife (PE)14 e 15 de junho de 2012 |
0 comentários :
Postar um comentário
Obrigado pela participação!